14 de fevereiro de 2006

Marketing caseiro

Hoje pela manhã, vinha eu para o trabalho e não trabalhar, como alguns erroneamente poderão pensar, quando reparo na viatura que circulava à minha frente: uma carrinha tipo “Opel Combo” todinha revestida a (como diz o povo) “reclames”.

Pois, venho partilhar convosco este magnífico “slogan” ou se preferirem em português “Dezere” que em letras garrafais o Sr. Olindo taqueiro exibe orgulhosamente:

OLINDO COSTA” - A QUALIDADE NUM SÓ NOME

Que tal???
Eis mais uma das grandes obras-primas da Comunicação, que sendo demonstrativas das qualidades do empreendedorismo Luso, justificam muito mais do que se poderá à primeira vista pensar. No caso deste senhor, que porventura até pode ter exímios dotes a assentar parquete e tacos, deveria-se limitar na sua acção, a gerir a empresa e assentar o tal do parquete, quando muito a dar verniz, mate, acetinado ou brilho, de acordo com a preferência da clientela. Assim que a sua guita começasse a dar para a contenda, deveria o Sr. Olindo recorrer a alguém que o pudesse orientar, prestando-lhe serviços nesta coisa que é o Marketing, que poucos sabem o que significa, para que serve e como o enquadrar eficazmente na sua organização, mas sobre a qual, todos, grandes e pequenos empresários, mandam bitaites, julgando que para um marketing de sucesso basta meia dose de intuição e outra tanta de plágio.

Amigo Olindo:
Quando quiser mudar de Slogan deixo-lhe aqui, humildemente duas sugestões; a primeira para um eventual spot de rádio.
Pavimentos Olindo Costa: - Ó Lindo! Gosta?
Nota importante: deverá ser interpretado por uma voz timbrada com entoação teatral e melancólica.

Por fim, deixo-lhe o Slogan a ser lançado quando a sua empresa fizer as bodas de prata:

Olindo Costa – 25 anos a ser calcados por sí!

Sem comentários: