14 de setembro de 2007

Orgulho LUSO


O orgulho de ser português. O espírito de luta, de sacrifício, de equipa, representando um país, que, apesar das dificuldades a que as vicissitudes da história o tem brindado, sempre soube dar a volta e estoicamente ou por vezes nem tanto, resistir neste cantinho peninsular, criando uma identidade e uma riqueza cultural ímpar. Ainda que alegremente distorcido, é este o Portugal que sinto quando vejo este vídeo. Vale a pena ver estes heróis que dão o corpo e a alma gratuitamente pela pátria através do desporto que praticam, deixando-nos orgulhosos das derrotas alcançadas. É este o Portugal que interessa promover, para quem como nós precisa rapidamente de medidas que produzam efeito a curto prazo para definitivamente nos tornarmos um pais melhor e mais próspero.

Saibam as entidades competentes capitalizar a boa imagem e a notoriedade alcançada por este rapazes para promover modalidade de forma estruturada no país. Hoje o rugby, amanhã o atletismo e depois o andebol…
Avanço algumas ideias:
- Desenvolver programas de divulgação da modalidade através de “jogos demonstração”, da presença de jogadores da selecção em eventos com um target adequado para a iniciação na prática desportiva da modalidade.
- Promover a prática de rugby em cada concelho desviando apenas uma pequeníssima parte dos fundos distribuídos pelos clubes profissionais de futebol e atribuindo-os aos clubes que em cada concelho decidirem promover esta modalidade.
- Promover programas de captação de jovens nas escolas e mecanismos de interacção e troca de experiências permanente entre estas e os clubes.
- Aproveitar alguns dos estádios construídos durante o Euro para dar casa aos clubes de Rugby que por falta de recinto não tenham condições para desenvolver a prática da modalidade.

Desta forma, aproveitando estas oportunidades, poderemos aspirar a sermos melhores, sendo que contribuiremos para uma nação com menos futebol e mais de muitas modalidades que nos enriquecem e abrem horizontes aos jovens e ao país.
Vou esperar para ver!

Sem comentários: