21 de junho de 2007

A Cara da Marca

A concorrência feroz que hoje em dia se verifica na banca, aliada à crescente igualização dos produtos oferecidos e a uma notória saturação de mercado, tornam o investimento em comunicação ainda mais preponderante no contributo que este desempenha para alcançar os objectivos definidos. Assim sendo e quanto mais não fosse pela Portuguesa razão de não ficar atrás do vizinho do lado, os bancos investem milhões na criação e desenvolvimento de novas imagens corporativas e em campanhas publicitárias cada vez mais agressivas.
Temos alguns exemplos de bancos que, de forma mais ligeira, como é o caso do BES ou mais radical, como é o caso do BCP, que inclusivamente procedeu à alteração do nome, mudaram recentemente a sua imagem.

Quem também veio agora a correr mudar a imagem foi o banco do qual eu sou dono – O Montepio Geral. Gostei muito do trabalho realizado pelos rapazes da agência contratada. (quando se é dono fala-se assim)
Outro fenómeno igualmente generalizado pela banca nas suas campanhas é a associação de figuras públicas às marcas.
De forma mais alargada como é o caso do BPI, que fez da bonita e sensual Fernanda Serrano a “cara do banco”, até campanhas para produtos específicos como é o caso do Millenium que para o Crédito à habitação recorreu à quente e simpática Sara Tavares. Mais ou menos abrangentes, mais ou menos duradouras, todas as estratégias de associação de pessoas à marca têm em comum um factor: A imagem e estilo de vida do eleito devem estar de acordo com os valores ou mensagem que a marca pretende transmitir e que podem ser os mais variados: confiança, simpatia, segurança, dinamismo, vida activa, determinação, energia, honestidade, preocupações sociais…etc
Mas apesar destas variações, se repararem bem, seja homem ou mulher, todas têm em comum uma coisa: as pessoas escolhidas têm bom aspecto. (ver imagens acima)
Todas?
Todas excepto uma….
De facto, o Montepio veio estragar todo o trabalhinho da agência de comunicação quando tiveram a ideia peregrina de chamar para seu rosto o actor António Feio.
Quer-se dizer….
Com todo o respeito pelo valor profissional do actor, não havia ninguém com melhor aspecto para utilizar como “cara” do meu banco?
O António Feio estava bem para uma campanha da “Remar”, das “Caixilharias Soares e Freitas”, ou mesmo das rações “Sóprogado”, agora duma instituição mutualista????
Mas não ficam por aqui… chegam ao cúmulo de apresentar o “cómico” com a cara reparada à base de betume a sacar umas moçoilas topo de gama com frases de engate típicas de primeiro piso de andaime: “Na minha casa ou na tua?”
Como se fosse possível…o Conversas da treta??
Isso sim é que eu considero publicidade enganosa.

Como dono do banco, devo tomar medidas e portanto deixo aqui a minha deliberação: Sr. Montepio, despeça-me já esse director de Marketing. Já agora, depois contrate-me a mim. Prometo-lhe que faço melhor e por muito menos. E mais a mais sempre estamos a trabalhar para nós!



Tylben

10 comentários:

Cometa 2000 disse...

já não aguento mais de tanto me rir...

brilhante, depois de uma grande pausa voltaste em força e piada.

Anónimo disse...

Que falta de respeito por um dos actores mais conceituados do teatro português. Acho muito bem que o Montepio tenha contratado o Feio. É uma pessoa normal, como qualquer outro "dono", o que diferencia a marca de todas as outras. Ou também não gostas da "beleza natural" da Dove?

Anónimo disse...

Ó abafalito, vê-se mesmo que não percebes da poda. então vais despedir o marketer do ano, o gajo que ganhou tudo o que era prémio? Tens de ser dono de outro negócio, porque para este não tens mesmo jeito nenhum...

Tylben disse...

No uso do Direito ao contraditório estabelecido pelo art.9 alinea a) dos estatutos deste blog venho referir o seguinte:
Marketeer do ano? Quem? Onde? Só se foi um concurso feito lá na cantina do Montepio, no dia que o prato era carapaus de escabeche e que por sinal estavam mal temperados! Isso de ter ganho os prémios todos é uma grande mentira, ainda há cerca de 15 dias ganhei um cavalinho a pilhas na tômbola do arraial do Paniceiro. Posso prová-lo, ainda tenho a rifa!!!

Anónimo disse...

QUEM QUISER IR PASSAR O FIM DE SEMANA A VIGO , FAÇA O VAVOR DE SE DIRIGIR AO MONTEPIO ,PARECE QUE AINDA TÊM PESETAS.
MIGAS

Anónimo disse...

O Montepio ganhou o prémio Meios e Publicidade para o melhor rebranding de 2006 e o seu director de marketing ganhou o prémio de personalidade de marketing de 2006, e já tinha ganho o prémio de personalidade de marketing financeiro de 2005 da associação portuguesa de profissionais de marketing, tendo sido este ano nomeado pelo terceiro ano consecutivo. Por outro lado, desde que assumiu funções, o montepio triplicou os resultados... Para que conste, ok?

Anónimo disse...

Já agora, tenho muito respeito por ele, sim senhor. E depois? Ou também são daqueles que cultivam a incompetencia nacional de deitar tudo abaixo aquilo que mexe em Portugal? É por isso que não passamos da cepa torta...

Anónimo disse...

Sem dúvida.. que o texto é brilhante! Parabéns Mr. Tylben!
Para os que vêm com as tretas dos prémios e mais prémios de marketing, eu respondo na gíria bancária: Desde quando é que "feitos" passados garantem sucessos futuros!?
O Montepio teve um pequeno erro de casting....
saudações

Tylben disse...

Ó Ser Neves,
Poderia entrar aqui em discussão e rebater os seus argumentos, o que não se me apresentaria nada díficil. Bastaria começar por pôr em causa o critério da APPM quanto quer às nomeações, quer à forma como os nomeados são eleitos, mas não tenho vagar agora, porque ainda tenho que ir comprar uma Picanha à Makro!
Por outro lado, quando se parte do Zero é fácil atingir grandes resultados!
Volte sempre.
É do confronto de ideas que se faz a luz.
Tylben

Anónimo disse...

já percebi onde querem xegar... é pró bota abaixo! okay, fiquem com a vossa que eu fico com a minha. Vivó Feio! Vivó Montepio, e o Monty Phyton também