18 de agosto de 2005

Marketeing - Grandes Costas

Que vos pareceria se de repente me desse para à porta da empresa onde trabalho e com o dinheiro do meu patrão, mandar colocar um grande outdoor a dizer:

" SE BUSCAS LA EXCELENCIA PARA LOS COLABORADORES DE TU EMPRESA - LA TIENES EN UN SOLO PROFESIONAL - TYLBEN "

Embora o fenómeno a que me vou referir não seja já novidade, a falta de reacção e de manifestação cívica em relação a ele deixa-me de facto perplexo. Ou talvez não!
Estou a falar do fenómeno do tal do markéting ao serviço do poder autárquico. Sinceramente, nunca vi palavra com as costas tão largas!
A pretexto de que estão a fazer marketing autárquico, as Câmaras deste país gastam descaradamente o escasso, eu diria, inexistente dinheiro, em campanhas eleitorais fora de época. Os meios são vários. Desde o outdoor, passando pelo direct marketing até mesmo á rádio e televisão, tudo serve para atingir os objectivos dos senhores que gerem a coisa pública: perpetuar a sua permanência no poleiro.
Não escolhe cor partidária, sexo nem região. Ele é News-letters, ele é Outdoors, Spots publicitários na Rádio ou TV, Páginas de Internet que não são mais do que um exibição clara de vaidades e sem nenhuma fucionalidade verdadeiramente utíl para os cidadãos (Ex: site da Câmara de Gaia,)ou seja, uma enormidade de dinheiro, mal gasto a comunicar a obra feita, as promessas ou simples manifestações de intenção para o futuro.

A título de exemplo, deixo aqui um dos que mais me surpreende.Trata-se de um Outdoor da Câmara de Matosinhos que tem como Slogan o seguinte: “quero um casa digna para todos”
Assinado: Narciso M.
Como imagem de fundo, aparece uma linda menina a brincar... coitada não tinha casa, mas o Sr. Narciso veio e deu-lhe uma casinha!!

Ó Minha linda menina…
Quando vires o Tí Narciso diz-lhe que por cada Outdoor que abdicasse, pagaria as prestações a 3, 4 famílias matosinhenses.
E já agora diz-lhe também:
- Olha lá ó Narciso: O T2 que nos deste é demasiado acanhado. Ouvi dizer que tinhas ai uns recuaditos a mais… C’o a gatunage que pr’ai anda, uma vista de mar sempre dava jeito para controlar a traineira.
Num-se arranja nada para malta?

Tylben

Escapães também é Feira

Sem comentários: