8 de setembro de 2008

"Eu é que não sou parvo"


Que é feito daquele ex-leitor deste blog que se espumava a cada vez que eu dava a sempre amável porrada nas campanhas de comunicação do Montepio, nos seus intervenientes ou responsáveis? Se o virem por aí dêem-lhe este recadinho:
- Para que não pense que se trata de uma qualquer fixação contra a sua bonita instituição do pelicano, hoje chegou a vez de dedicar atenção a outros senhores, devo confessar, igualmente muito engraçadinhos: a Media Market.
Chegada há já alguns anos a Portugal, teve o bom gosto e estratégia acertada de entrar pela porta do magnífico estádio da luz, onde abriu a primeira loja, das muitas que hoje possui em Portugal. No entanto, estragou a pintura toda na transferência feita "tipo decalque" das sua estratégia de comunicação de Espanha para Portugal. Aqui, erro fatal, caiu na asneira de pensar como muitos que Portugal é uma província de Espanha (lá chegarão, mas ainda vai demorar mais algum tempo) e que mais acento menos acento, mais bacalhau, menos paella, somos praticamente iguais. Pois andam muito enganados. É de facto incrível a falta de respeito que a maioria das empresas espanholas têm pelos seus clientes / consumidores portugueses, mas isso ficará para ser desenvolvido noutro post.
Pois estes amigos, em Espanha têm um Slogan, ou melhor um eslogán que é “Yo no soy tonto”. Vai daí uma alma iluminada resolve adaptar para Português o Slogan e zás:
“Eu é que não sou parvo”
Digo eu: - olha que não sei!
Mas, não fica por aí. Como se não bastasse esta fantástica adaptação, a coerência em praticar o mal persiste e foram buscar modelos a condizer com a qualidade do eslogán.
O que é isto? Hem?

Quando vi este outdoor várias questões me ocorreram:
1 - Vomito já ou paro o carro para não sujar os tapetes?
2 - Será que os rapazes estão a tentar representar neste modelo a típica portuguesa?
3 -Será que eles pensam que alguém vai criar associação positiva com esta simpática jovem, do tipo:
“olha esta é gorda, tem um cabelo tipo manjerico, é feia como eu e compra na MediaMarket… deixa-me atão lá ir também”

Numa altura em que se fala tanto de prevenção rodoviária, colocam-me isto em plena Avenida da República em tamanho gigante. Depois queixem-se que há despistes e acidentes!

Numa coisa acertaram em cheio: Os índices de recordação desta campanha são certamente fabulosos. Pelo menos eu nunca mais a esqueço!

Sem comentários: