3 de agosto de 2007

IKEA - Aventura Sueca no Norte

A IKEA abriu finalmente no Porto. Os números são reveladores da magnitude deste fabuloso grupo empresarial e dispensam qualquer tipo de legendagem:
- Presente em 44 paises
- 256 lojas
- 90.000 de colaboradores
- 160 milhões de catálogos impressos anualmente em 25 línguas.
- 410 milhões de clientes ano passado visitaram as suas lojas.

Acontece que apesar de toda esta mega-dimensão e após centenas de lojas abertas um pouco por todo o mundo, os nossos amigos Suecos vão agora finalmente experimentar sensações nunca antes vividas.
Desde logo, as máquinas de calcular gentilmente à disposição da clientela para as contas necessárias, serão aparafusadas aos tampos à imagem do que aconteceu em Lisboa. Mas não pensem que ficaremos por aqui. É que, como por certo saberão, na Ikea ao pagar uma bebida o cliente tem direito a servir-se de novo se assim o entender. Presume-se que esta regra terá sido inventada por um gajo branquinho, louro de olhos azuis (não, não foi o Lístico) a pensar nos seus conterrâneos. Sim, esses gajos estranhos que estão acostumados a comprar o jornal e a deixar a moedinha para o respectivo pagamento sem o mínimo impulso para o gamar…muito estranho!!!
Essa gente que respeita a vez nas filas e que conduz como aprendeu na escola de condução, levando à falência qualquer corporação de GNR.
Ó caro Svenstradd:
Deixa-me dizer-te que estás muito enganado.

Quando vires as famílias de Matosinhos e Perafita a juntarem-se à tarde para um cafezinho e com o copo do finito a passarem a tarde refastelados a emborcar até não poderem mais, talvez comeces a entender a especificidade deste povo que habita este canto peninsular. Então, talvez decidam construir um parque de merendas cá fora no jardim com tijoleira no chão para ser melhor de limpar a gordura.


Tylben

Sem comentários: