O Jornalista Português empunhando o microfone saca de uma daquelas perguntas de génio, oriundas da escola 24 horas ou TV 7 dias e interpela o presidente do Brasil Sr. Lula da Silva, enquanto este assistia ao treino da sua selecção:
- e de Portugal conhece os jogadores:
Ao que o Sr. Lula responde:
- Si presupuesto, tiene muy buenos jugadores
E Lula continua:
- Figo….hummm…Cristiano Ronaldo del, del...del Manchester
E remata
- Si conozco muy bien….
Ora, este caso leva-me a desenvolver um outro que está na génese deste tipo de respostas e que quanto a mim é muito mais grave do que as respostas em si.
De facto, nunca percebi o que é que os jornalistas pretendem com este tipo de perguntas ridículas!
É sempre assim quando têm alguém famoso pela frente, só lhes sai esta merda de perguntas, que a mim, pessoalmente, me deixam com vergonha e só servem para reforçar a nossa tacanhez:
- Portugal é bonito?
- O que é que acha do povo português?
- Tenciona cá voltar?
Pergunto eu:
Que tipo de resposta querem estes jornalistas de caserna obter, hem?????
Será que esperam ouvir:
É um povo muito interessante… já falam, andam à solta e alguns até já comem à mesa com talheres…estou realmente surpreendido….
Sabendo que quando cá vem algum estrangeiro famoso é, normalmente para ganhar dinheiro (dar um concerto, participar num evento, etc., etc.), que tipo de reposta esperariam estes tipos ouvir se não umas frases simpáticas e que na maior parte das vezes acabam por revelar o desconhecimento que os entrevistados têm do nosso pais.
Já imaginaram, por exemplo, alguém por mais famoso que seja, nos EUA, ou, nem é preciso ir tão longe, aqui no pais ao lado, a ser alvo deste tipo de questões por parte dos jornalistas?
Claro que não…Pois não. É que a auto-estima é uma coisa muito bonita. Estou-me sinceramente a defecar para o que algum cantor, músico ou político famoso possa pensar sobre os portugueses e sobre Portugal…Mas uma coisa estou certo: com este tipo de perguntas, com certeza que bem não ficarão a pensar.
Em relação à resposta do Sr. Lula, que foi o que inicialmente aqui me trouxe, eu entendo-o perfeitamente. Este homem é um visionário. Já está a antecipar-se ao futuro em que a nossa língua materna passará a ser essa…
9 de junho de 2006
Viva o mundial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário