19 de maio de 2006

Selecção Scolari ou de todos nós?


A selecção está ai. O Scolari escolheu e os críticos não tardaram a fazer-se ouvir.“A selecção é fraca, o Costinha não devia estar lá, o Maniche, o Hugo Viana, o Ricardo Costa estão a mais… O Baia devia ter sido convocado, o Quadra Pascal e o Tonelo também, etc, etc…"Este foram alguns dos muitos comentários que se ouviram durante toda a semana.
À primeira vista, eu, tão-pouco, concordo com algumas das suas escolhas. De facto, o Costinha na selecção parece uma aberração!

Mas, Scolari é o seleccionador nacional e é ele que escolhe. Ponto final.
Este tipo de reacções do “Tuga” poderiam à primeira vista traduzir, liberdade de expressão, sentido crítico. A meu ver não é nada disso. O que se passa é que o respeito pelas atribuições e competências de cada um, é coisa que raramente é compreendida em Portugal e afecta desde as empresas, até à agremiação cultural e recreativa do bairro.

Uma coisa vos garanto: o Sr. Scolari tem uns ”huevos muy grandes”. É um homem com coragem e que decide pela sua cabeça. Isso é bom. No nosso pais ainda mais!!!!Por não estarmos habituados a gente como ele, faz-nos muita comichão este tipo decisões e acima de tudo a sua postura. Chamamos-lhe arrogante por não se justificar, apelidamo-lo de presunçoso por não se deixar influenciar. Mas, bastará ganharmos o primeiro jogo e será vê-los, jornalistas, comentaristas, comentadores e paineleiros vários, a mudarem de opinião e a juntarem-se à grande corrente verde e vermelha que, como sempre, com excesso de euforia, assolará Portugal.Estamos perante um homem que, com firmeza, teve a ambição de construir uma verdadeira equipa.Espírito de equipa, amizade, conhecimento mútuo, motivação, respeito, empatia e reconhecimento pelo seleccionador, são atributos, que, estou certo, estarão presentes neste grupo. Pergunto então: noutras ocasiões, não terá sido a falta destes, a principal causa para que, por várias vezes tombássemos prematuramente neste tipo de competições?Entre privilegiar estes factores, ainda que em detrimento de alguma qualidade no seio do grupo, estou convencido que a escolha foi a mais acertada.
Só quem praticou desporto de forma “séria” poderá entender quão importantes e determinantes para o alcance dos objectivos são os factores psicológicos e sociais no seio dum grupo / equipa. E nisso Scolari é muito bom. Resta-nos esperar a ver se teremos perninhas!

PORTUGAL OLÉ…

Tylben

Sem comentários: